Educação

Conteúdo: Conceitos gerais;  Métodos de alfabetização; Formação do leitor.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 20 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição

Público-alvo: professores

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Módulos: 03

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português


Conteúdo: Conceitos gerais;  Métodos de alfabetização; Formação do leitor.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 20 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição

Público-alvo: professores

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Módulos: 03

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português


Conteúdo: Conceitos iniciais sobre Aprendizagem Significativa, Abordagens Teóricas e Tipos de Aprendizagem, Ensino Significativo.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 30 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias a partir da inscrição

Público-alvo: professores

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Módulos: 03

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português


Conteúdo: Redação de textos empresariais e oficiais; Legislação Escolar; Gestão de Documentos e Arquivística; Trabalho Escolar e Teorias Administrativas; Administração de Materiais; Contabilidade na Escola; Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola; Relações Interpessoais

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 200 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 28 dias a partir da inscrição

Público-alvo: estudantes do ensino fundamental da educação de jovens e adultos

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Módulos: 08

Metodologia: sem tutoria

Instituição: Rede e-Tec Brasil

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: Redação de textos empresariais e oficiais; Legislação Escolar; Gestão de Documentos e Arquivística; Trabalho Escolar e Teorias Administrativas; Administração de Materiais; Contabilidade na Escola; Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola; Relações Interpessoais

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 200 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 28 dias a partir da inscrição

Público-alvo: estudantes do ensino fundamental da educação de jovens e adultos

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Módulos: 08

Metodologia: sem tutoria

Instituição: Rede e-Tec Brasil

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: Espaço Educativo; Legislação Escolar; Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores; Equipamentos e Materiais Didáticos; Laboratórios da Escola; Administração de Materiais; Higiene na Escola; Técnicas de Construção Aplicadas à Escola; Segurança na Sociedade e nas Escolas; Relações Interpessoais

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 200 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 28 dias a partir da inscrição

Público-alvo: estudantes do ensino fundamental da educação de jovens e adultos

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Módulos: 10

Metodologia: sem tutoria

Instituição: Rede e-Tec Brasil

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: Educação Brasileira; Legislação Escolar; Relações interpessoais; Psicologia e Teorias da Aprendizagem; Didática; Projetos Educacionais e Interdisciplinares; Materiais Didáticos Digitais: Elaboração, Repositórios e Direitos de Uso; Metodologias Ativas; Educação Inclusiva.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 200 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 28 dias a partir da inscrição

Público-alvo: estudantes de graduação na área da educação

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Módulos: 09

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: Educação Brasileira; Legislação Escolar; Relações interpessoais; Psicologia e Teorias da Aprendizagem; Didática; Projetos Educacionais e Interdisciplinares; Materiais Didáticos Digitais: Elaboração, Repositórios e Direitos de Uso; Metodologias Ativas; Educação Inclusiva.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 200 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 28 dias a partir da inscrição

Público-alvo: estudantes de graduação na área da educação

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Módulos: 09

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: Laboratório de Informática; Recursos Educacionais Digitais.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 20 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição

Público-alvo: professores do ensino infantil e fundamental

Requisitos: ser professor atuante em escola com laboratório de informática, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, saber manusear o leitor de arquivos PDF

Módulos: 02

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português


Conteúdo: O que é Didática?; Perfil do Professor; Planejamento;  Técnicas e Métodos; Avaliação

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 60 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 8 dias a partir da inscrição

Público-alvo: professores, estudantes de licenciaturas e interessados na área

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF; possuir computador com recursos de áudio e vídeo

Módulos: 05

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: O que é Didática?; Perfil do Professor; Planejamento;  Técnicas e Métodos; Avaliação

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 60 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 8 dias a partir da inscrição

Público-alvo: professores, estudantes de licenciaturas e interessados na área

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF; possuir computador com recursos de áudio e vídeo

Módulos: 05

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: Conceitos Iniciais; Políticas Públicas e Legislação; Gestão e Documentos; A Escola

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 60 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 8 dias a partir da inscrição

Público-alvo: estudantes, funcionários e professores de instituições de ensino

Requisitos: conhecimento básico em informática, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recurso de áudio e vídeo 

Módulos: 04

Metodologia: sem tutoria

Instituição: Rede e-Tec Brasil

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: Educação Profissional; Novo Ensino Médio

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 25 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias

Público-alvo: professores, estudantes e interessados na área

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF; possuir computador com recursos de áudio e vídeo

Módulos: 02

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: Sujeitos da EJA e o mundo do trabalho; O Currículo integrado, metodologias e tecnologias na EJA Integrada à Educação Profissional; Avaliação na EJA Integrada à EPT; Acesso, permanência e êxito na EJA Integrada à Educação Profissional; Diversidade e inclusão no contexto da EJA Integrada à Educação Profissional.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 100 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 14 dias a partir da inscrição

Público-alvo: docentes de instituições de ensino públicas e privadas que lecionam para Jovens e Adultos (EJA)

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa; possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF; possuir computador com recurso de áudio e vídeo

Módulos: 05

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: O que é o IFRS?; A organização da Extensão no IFRS; O que é extensão?; Como participar; Ações da Proex no IFRS.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 20 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição

Público-alvo: estudantes extensionistas do IFRS

Requisitos: possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, compreensão de leitura em língua portuguesa. 

Módulos: 05

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português


Conteúdo: A administração ou gestão da escola: concepções e escolas teóricas; A Reforma do Estado brasileiro: a gestão da educação e da escola; Gestão democrática da escola pública: concepções e implicações legais e operacionais; Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar; Gestão democrática e os trabalhadores em educação

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 30 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias a partir da inscrição

Público-alvo: funcionários e professores de instituição de ensino

Requisitos: conhecimento básico em informática e internet, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF

Módulos: 05

Metodologia: sem tutoria

Instituição: Rede e-Tec Brasil

Nível: básico

Idioma: português


Conteúdo: Gestão Escolar; Espaço Escolar; Legislação Escolar; Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores; Trabalho Escolar e Teorias Administrativas; Equipamentos e Materiais Didáticos; Laboratórios da Escola; Administração de Materiais; Contabilidade na Escola; Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola; Gestão de Sala de Aula; Segurança na Sociedade e nas Escolas; Redação de textos empresariais e oficiais; Gestão de Documentos e Arquivística; Relações Interpessoais.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 200 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 28 dias a partir da inscrição

Público-alvo: docentes e profissionais da Educação

Requisitos: ser gestor da educação, compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF

Módulos: 15

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: Dos antecedentes históricos à formação das Nações Unidas; O Sistema das Nações Unidas; Os Modelos das Nações Unidas

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 40 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 6 dias a partir da inscrição

Público-alvo: estudantes do ensino médio e superior

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Módulos: 03

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português


Conteúdo: Tipos de conhecimento; Pesquisa científica e suas finalidades; Classificação das pesquisas científicas; Elementos de um projeto de pesquisa.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 30 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias a partir da inscrição

Público-alvo: estudantes do ensino técnico subsequente e de cursos superiores

Requisitos: Ensino médio completo, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF

Módulos: 04

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português


Conteúdo: Aprendizagem por pares - peer instruction; Gamificação - gamification; Design Thinking - DT.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 30 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias a partir da inscrição

Público-alvo: professores em geral, estudantes de licenciatura e técnicos administrativos 

Requisitos: possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDFpossuir computador com recursos de áudio e vídeo, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, alguns conteúdos poderão estar em inglês, conhecimentos básicos sobre Educação poderão contribuir para aquisição de conhecimentos no curso.

Módulos: 03

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português e inglês


Conteúdo: Por que pesquisa na educação básica? Projeto de Pesquisa; Problema de pesquisa, objetivos e hipóteses; Abordagem quantitativa; Abordagem qualitativa; Elaboração de perguntas; Análise e apresentação dos dados

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 40 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 6 dias a partir da inscrição

Público-alvo: profissionais da educação básica

Requisitos: ensino superior completo, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF

Módulos: 07

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: Conhecendo o que é movimento maker e fabricação digital; Espaços makers e equipamentos de fabricação digital; Tecnologia Assistiva (TA); Possibilidades para a fabricação de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 40 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 6 dias a partir da inscrição

Público-alvo: profissionais da educação inclusiva e pessoas com deficiência

Requisitos: compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Módulos: 04 + 01 extra

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: Projetos Educacionais, Desenvolvimento de projetos.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 30 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias a partir da inscrição

Público-alvo: profissionais da educação

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF

Módulos: 02

Metodologia: sem tutoria

Instituição: Rede e-Tec Brasil

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: História e conceituação da inteligência do ser humano; concepções de aprendizagem; conceitos de aprendizagem; as concepções de aprendizagem; resiliência e autoestima; motivação, relações interpessoais e respeito ao próximo; as principais teorias da aprendizagem e as concepções: inatista, ambientalista e interacionista de educação; as múltiplas inteligências – Howard Gardner; concepções de educação em Vygotsky, Piaget, Ferreiro e Wallon.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 40 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado:  6 dias a partir da inscrição

Público-alvo: estudantes de licenciatura, profissionais da área da educação

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF

Módulos: 07

Metodologia: sem tutoria

Instituição: Rede e-Tec Brasil

Nível: básico

Idioma: português


Conteúdo: História e conceituação da inteligência do ser humano; concepções de aprendizagem; conceitos de aprendizagem; as concepções de aprendizagem; resiliência e autoestima; motivação, relações interpessoais e respeito ao próximo; as principais teorias da aprendizagem e as concepções: inatista, ambientalista e interacionista de educação; as múltiplas inteligências – Howard Gardner; concepções de educação em Vygotsky, Piaget, Ferreiro e Wallon.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 40 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado:  6 dias a partir da inscrição

Público-alvo: estudantes de licenciatura, profissionais da área da educação

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF

Módulos: 07

Metodologia: sem tutoria

Instituição: Rede e-Tec Brasil

Nível: básico

Idioma: português


Conteúdo: A Tecnologia Assistiva (TA); Recursos de TA no contexto educacional; Serviços de TA no contexto educacional.

Conclusão do curso: até 31/01/2025

Carga horária: 60 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 8 dias a partir da inscrição

Público-alvo: estudantes e profissionais da educação 

Requisitos: compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Módulos: 03

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Nível: básico

Idioma: português


Descrição do Curso:  Conheça as possibilidades pedagógicas na utilização dos blogs na educação.

Inscrições: até 31/12/2018

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2019

Carga-horária: 20 horas

Público-alvoprofessores da Educação Básica e estudantes dos Cursos de Licenciatura

Requisitos: conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto.

Módulos: 10

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área: Educação

Nível: Básico

Idioma: Português