Educação

Conteúdo: Apoio ao Presencial, Híbrido e a distância; MOOC e SPOC; Aprendizagem Centrada no Professor e no Aluno; Sala de Aula Invertida.

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 20 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias

Público-alvo: professores

Requisitos: ensino superior incompleto, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF

Módulos: 7

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área: Educação

Nível: Básico

Idioma: Português, alguns materiais estão em inglês

Conteúdo: O Audiovisual na Sociedade Tecnológica; Introdução à Linguagem Audiovisual; Linguagem Audiovisual; Fotografia, Cinema e Televisão; Audiovisual e Educação no Brasil; Audiovisuais na Escola.

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 60 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 8 dias

Público-alvo: técnicos em audiovisuais e demais trabalhadores em escolas

Requisitos: estar atuando em instituição de ensino, ensino superior incompleto, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF.

Módulos: 07

Metodologia: sem tutoria

Instituição: Rede e-Tec Brasil

Área: educação

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: Laboratório de Informática; Recursos Educacionais Digitais; Seleção de Recursos Educacionais Digitais para as Aulas; Projeto Final.

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 20 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias

Público-alvo: professores do ensino infantil e fundamental

Requisitos: ser professor atuante em escola com laboratório de informática, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir câmera, saber fotografar ou filmar, possuir e saber enviar fotos ou vídeos pela internet.

Módulos: 04

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área: Educação

Nível: Básico

Idioma: Português

Conteúdo: Introdução a Videoaulas; Planejando sua Vídeoaula: o Roteiro; Gravando e Disponibilizando Videoaulas

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 40 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 6 dias

Público-alvo: professores

Requisitos: Possuir câmera digital (celular, fotográfica ou webcam), possuir software para edição de vídeo (do próprio celular / computador, Windows Movie Maker ou Filmora), compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir e saber enviar fotos ou vídeos pela internet

Módulos: 05

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área: Educação

Nível: Básico

Idioma: Português, alguns materiais estão em inglês

Conteúdo: Contextualização; Plataformas de cursos MOOC; Vamos fazer um MOOC?; MOOCs no IFRS

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 30 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias

Público-alvo: profissionais atuantes em Educação a Distância.

Requisitos: Ensino superior completo, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, saber utilizar o You Tube

Módulos: 05

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área: educação

Nível: básico

Idioma: português e inglês

Conteúdo: Contextualização; Como fazer um curso com horas a distância?; Elaborando o PPC; Implantando o Curso

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 20 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias

Público-alvo: professores e técnicos administrativos envolvidos em cursos regulares, profissionais atuantes em Educação a Distância.

Requisitos: Ensino superior completo, conhecimento básico em informática e internet, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa

Módulos: 05

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área: educação

Nível: básico

Idioma: português

Conteúdo: Conceitos; EaD no Brasil; Tecnologias

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 25 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias

Público-alvo: professores, alunos e curiosos sobre EaD.

Requisitos: Ensino superior incompleto, conhecimento básico em informática e internet, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF

Módulos: 3

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área: Educação

Nível: Básico

Idioma: Português


Conteúdo: Conhecendo os conceitos de Gamificação; Gamificação na Prática; Gamificando seu Curso no Moodle

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 30 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias

Público-alvo: docentes e designers educacionais que atuam na educação online

Requisitos: ensino superior completo, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, conhecimento avançado em Moodle ou ter realizado o curso “Moodle Básico para Professores”, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, saber utilizar o You Tube.

Módulos: 04

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área: educação

Nível: intermediário

Idioma: português e inglês (alguns materiais estão em inglês)

Conteúdo: A administração ou gestão da escola: concepções e escolas teóricas; A Reforma do Estado brasileiro: a gestão da educação e da escola; Gestão democrática da escola pública: concepções e implicações legais e operacionais; Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar; Gestão democrática e os trabalhadores em educação

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 30 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias

Público-alvo: funcionários e professores de instituição de ensino

Requisitos: estar trabalhando em uma instituição de ensino, conhecimento básico em informática e internet, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF

Módulos: 6

Metodologia: sem tutoria

Instituição: Rede e-Tec Brasil

Área: Educação

Nível: Básico

Idioma: Português


Conteúdo: Desenho do Curso; Organizando o Curso; Inserindo Conteúdo

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 20 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias

Público-alvo: professores

Requisitos: ensino superior incompleto, conhecimento básico em informática e internet, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa

Módulos: 5

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área: Educação

Nível: Básico

Idioma: Português

Conteúdo: Elaboração de Material Didático; Ferramentas para Criação de Materiais

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 20 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias

Público-alvo: professores

Requisitos: Ensino superior incompleto, conhecimento básico em informática e internet, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF.

Módulos: 03

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área: Educação

Nível: Básico

Idioma: Português, alguns materiais estão em inglês


Conteúdo: Aprendizagem por pares - peer instruction; Gamificação - gamification; Aprendizagem com Baseada em Problemas - ABP; Design Thinking - DT

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 40 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 6 dias

Público-alvo: professores em geral, estudantes de licenciatura e técnicos administrativos do IFRS

Requisitos: conhecimentos básicos em informática, alguns conteúdos poderão estar em inglês, conhecimentos básicos sobre Educação poderão contribuir para aquisição de conhecimentos no curso, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa.

Módulos: 05

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área:  Educação 

Nível: Básico

Idioma: Português e Inglês

Conteúdo: Blog; Blogs na Educação; Blog como Recurso; Blog como Estratégia Pedagógica; Blogs: outras possibilidades; Criação de Blog; Postagem com Texto e Imagem; Postagem com Texto e Vídeo; Alterando o Blog 

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 20 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias

Público-alvo: professores da Educação Básica e estudantes dos Cursos de Licenciatura

Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto.

Módulos: 10

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área: Educação

Nível: Básico

Idioma: Português


Conteúdo: Não basta ter conteúdo, tem que conversar; Organizando o Curso; Produzindo o Conteúdo do Curso; Equívocos Gerais

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 30 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias

Público-alvo: trabalhadores de instituição de ensino

Requisitos: Ter concluído um curso a distância, conhecimento básico em informática e internet, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa

Módulos: 5

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área: Educação

Nível: Básico

Idioma: Português


Conteúdo: Recursos Didáticos Digitais; Repositórios e Materiais Didáticos Prontos; Direito Autoral

Inscrições: até 31/12/2019

Conclusão do curso e obtenção do certificado: até 31/01/2020

Carga-horária: 20 horas

Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias

Público-alvo: professores

Requisitos: Ensino superior incompleto, conhecimento básico em informática e internet, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF.

Módulos: 3

Metodologia: sem tutoria

Instituição: IFRS

Área: Educação

Nível: Básico

Idioma: Português