Conteúdo: Conceitos gerais; Métodos de alfabetização; Formação do leitor.
Conclusão do curso: até 31/07/2021
Carga-horária: 20 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição
Público-alvo: professores
Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.
Módulos: 03
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Diana Lusa
Conteúdo: O Audiovisual na Sociedade Tecnológica; Introdução à Linguagem Audiovisual; Linguagem Audiovisual; Fotografia, Cinema e Televisão; Audiovisual e Educação no Brasil; Audiovisuais na Escola.
Conclusão do curso: até 31/07/2021
Carga-horária: 60 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 8 dias a partir da inscrição
Público-alvo: técnicos em audiovisuais e demais trabalhadores em escolas
Requisitos: estar atuando em instituição de ensino, ensino superior incompleto, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF.
Módulos: 06
Metodologia: sem tutoria
Instituição: Rede e-Tec Brasil
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Magda da Silva Pereira
- Non-editing teacher: Edimar Manica
Conteúdo: Laboratório de Informática; Recursos Educacionais Digitais; Seleção de Recursos Educacionais Digitais para as Aulas; Projeto Final.
Conclusão do curso: até 31/07/2021
Carga-horária: 20 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição
Público-alvo: professores do ensino infantil e fundamental
Requisitos: ser professor atuante em escola com laboratório de informática, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir câmera, saber fotografar ou filmar, possuir e saber enviar fotos ou vídeos pela internet.
Módulos: 04
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

Conteúdo: História da comunidade surda, cultura surda, identidades surdas e a língua de sinais.
Conclusão do curso: até 31/07/2021
Carga-horária: 20 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição
Público-alvo: professores
Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.
Módulos: 04
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Marlova Elizabete Balke
- Non-editing teacher: Silvia Remos
Conteúdo: O que é o IFRS?, A organização da Extensão no IFRS, O que é extensão?, Extensão no IFRS, Como participar, Ações da PROEX no IFRS.
Conclusão do curso: até 31/07/2021
Carga-horária: 20 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição
Público-alvo: estudantes extensionistas do IFRS
Requisitos:possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, compreensão de leitura em língua portuguesa.
Módulos: 07
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

Conteúdo: Tipos de conhecimento; Pesquisa científica e suas finalidades; Classificação das pesquisas científicas; Elementos de um projeto de pesquisa.
Conclusão do curso: até 31/07/2021
Carga-horária: 30 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias a partir da inscrição
Público-alvo: estudantes do ensino técnico subsequente e de cursos superiores
Requisitos: Ensino médio completo, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF
Módulos: 04
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Denise Genari
Conteúdo: Por que pesquisa na educação básica? Projeto de Pesquisa; Problema de pesquisa, objetivos e hipóteses; Abordagem quantitativa; Abordagem qualitativa; Elaboração de perguntas; Análise e apresentação dos dados
Conclusão do curso: até 31/07/2021
Carga-horária: 40 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 6 dias a partir da inscrição
Público-alvo: profissionais da educação básica
Requisitos: ensino superior completo, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF
Módulos: 07
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Vanessa Petró
Conteúdo: Conhecendo o que é movimento maker e fabricação digital; Espaços makers e equipamentos de fabricação digital; Tecnologia Assistiva (TA); Possibilidades para a fabricação de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação.
Conclusão do curso: até 31/07/2021
Carga-horária: 40 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 6 dias a partir da inscrição
Público-alvo: profissionais da educação inclusiva e pessoas com deficiência
Requisitos: compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.
Módulos: 04 + 01 extra
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

Conteúdo: Conceitos gerais; Métodos de alfabetização; Formação do leitor.
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 20 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição
Público-alvo: professores
Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.
Módulos: 03
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Diana Lusa
Conteúdo: Conceitos iniciais sobre Aprendizagem Significativa, Abordagens Teóricas e Tipos de Aprendizagem, Ensino Significativo.
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 30 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias a partir da inscrição
Público-alvo: professores
Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.
Módulos: 03
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

Conteúdo: O Audiovisual na Sociedade Tecnológica; Introdução à Linguagem Audiovisual; Linguagem Audiovisual; Fotografia, Cinema e Televisão; Audiovisual e Educação no Brasil; Audiovisuais na Escola.
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 60 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 8 dias a partir da inscrição
Público-alvo: técnicos em audiovisuais e demais trabalhadores em escolas
Requisitos: estar atuando em instituição de ensino, ensino superior incompleto, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF.
Módulos: 07
Metodologia: sem tutoria
Instituição: Rede e-Tec Brasil
Nível: básico
Idioma: português

Conteúdo: O Audiovisual na Sociedade Tecnológica; Introdução à Linguagem Audiovisual; Linguagem Audiovisual; Fotografia, Cinema e Televisão; Audiovisual e Educação no Brasil; Audiovisuais na Escola.
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 60 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 8 dias a partir da inscrição
Público-alvo: técnicos em audiovisuais e demais trabalhadores em escolas
Requisitos: estar atuando em instituição de ensino, ensino superior incompleto, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF.
Módulos: 07
Metodologia: sem tutoria
Instituição: Rede e-Tec Brasil
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Edimar Manica
Conteúdo: Laboratório de Informática; Recursos Educacionais Digitais; Seleção de Recursos Educacionais Digitais para as Aulas; Projeto Final.
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 20 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição
Público-alvo: professores do ensino infantil e fundamental
Requisitos: ser professor atuante em escola com laboratório de informática, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir câmera, saber fotografar ou filmar, possuir e saber enviar fotos ou vídeos pela internet.
Módulos: 04
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

Conteúdo: História da comunidade surda, cultura surda, identidades surdas e a língua de sinais.
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 20 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição
Público-alvo: professores
Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.
Módulos: 05
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Marlova Elizabete Balke
Conteúdo: O que é Didática?; Perfil do Professor; Planejamento; Técnicas e Métodos; Avaliação
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 60 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 8 dias a partir da inscrição
Público-alvo: professores, estudantes de licenciaturas e interessados na área
Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF; possuir computador com recursos de áudio e vídeo
Módulos: 05
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

Conteúdo: Conceitos Iniciais; Políticas Públicas e Legislação; Gestão e Documentos; A Escola
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 60 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 8 dias a partir da inscrição
Público-alvo: estudantes, funcionários e professores de instituições de ensino
Requisitos: conhecimento básico em informática, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recurso de áudio e vídeo
Módulos: 04
Metodologia: sem tutoria
Instituição: Rede e-Tec Brasil
Nível: básico
Idioma: português

Conteúdo: Educação Profissional; Novo Ensino Médio
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 25 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias
Público-alvo: professores, estudantes e interessados na área
Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF; possuir computador com recursos de áudio e vídeo
Módulos: 02
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

Conteúdo: O que é o IFRS?, A organização da Extensão no IFRS, O que é extensão?, Extensão no IFRS, Como participar, Ações da PROEX no IFRS.
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 20 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição
Público-alvo: estudantes extensionistas do IFRS
Requisitos:possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, compreensão de leitura em língua portuguesa.
Módulos: 07
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Daiane Toigo Trentin
Conteúdo: A administração ou gestão da escola: concepções e escolas teóricas; A Reforma do Estado brasileiro: a gestão da educação e da escola; Gestão democrática da escola pública: concepções e implicações legais e operacionais; Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar; Gestão democrática e os trabalhadores em educação
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 30 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias a partir da inscrição
Público-alvo: funcionários e professores de instituição de ensino
Requisitos: conhecimento básico em informática e internet, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF
Módulos: 05
Metodologia: sem tutoria
Instituição: Rede e-Tec Brasil
Nível: básico
Idioma: português

Conteúdo: Tipos de conhecimento; Pesquisa científica e suas finalidades; Classificação das pesquisas científicas; Elementos de um projeto de pesquisa.
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 30 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias a partir da inscrição
Público-alvo: estudantes do ensino técnico subsequente e de cursos superiores
Requisitos: Ensino médio completo, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF
Módulos: 04
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Denise Genari
Conteúdo: Aprendizagem por pares - peer instruction; Gamificação - gamification; Aprendizagem com Baseada em Problemas - ABP; Design Thinking - DT.
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 40 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 6 dias a partir da inscrição
Público-alvo: professores em geral, estudantes de licenciatura e técnicos administrativos do IFRS
Requisitos: conhecimentos básicos em informática, alguns conteúdos poderão estar em inglês, conhecimentos básicos sobre Educação poderão contribuir para aquisição de conhecimentos no curso, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa
Módulos: 05
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Elisângela Ribas
Conteúdo: Por que pesquisa na educação básica? Projeto de Pesquisa; Problema de pesquisa, objetivos e hipóteses; Abordagem quantitativa; Abordagem qualitativa; Elaboração de perguntas; Análise e apresentação dos dados
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 40 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 6 dias a partir da inscrição
Público-alvo: profissionais da educação básica
Requisitos: ensino superior completo, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF
Módulos: 07
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Vanessa Petró
Conteúdo: Conhecendo o que é movimento maker e fabricação digital; Espaços makers e equipamentos de fabricação digital; Tecnologia Assistiva (TA); Possibilidades para a fabricação de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação.
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 40 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 6 dias a partir da inscrição
Público-alvo: profissionais da educação inclusiva e pessoas com deficiência
Requisitos: compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.
Módulos: 04 + 01 extra
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Anderson Dall Agnol
Conteúdo: Blog; Blogs na Educação; Blog como Recurso; Blog como Estratégia Pedagógica; Blogs: outras possibilidades; Criação de Blog; Postagem com Texto e Imagem; Postagem com Texto e Vídeo; Alterando o Blog.
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 20 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 4 dias a partir da inscrição
Público-alvo: professores da Educação Básica e estudantes dos Cursos de Licenciatura
Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto
Módulos: 09
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português

- Non-editing teacher: Adriana Ferreira Boeira
Conteúdo: Projetos Educacionais, Desenvolvimento de projetos.
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 30 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 5 dias a partir da inscrição
Público-alvo: profissionais da educação
Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF
Módulos: 02
Metodologia: sem tutoria
Instituição: Rede e-Tec Brasil
Nível: básico
Idioma: português

Conteúdo: História e conceituação da inteligência do ser humano; concepções de aprendizagem; conceitos de aprendizagem; as concepções de aprendizagem; resiliência e autoestima; motivação, relações interpessoais e respeito ao próximo; as principais teorias da aprendizagem e as concepções: inatista, ambientalista e interacionista de educação; as múltiplas inteligências – Howard Gardner; concepções de educação em Vygotsky, Piaget, Ferreiro e Wallon.
Conclusão do curso: até 31/01/2021
Carga-horária: 40 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 6 dias a partir da inscrição
Público-alvo: estudantes de licenciatura, profissionais da área da educação
Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF
Módulos: 05
Metodologia: sem tutoria
Instituição: Rede e-Tec Brasil
Nível: básico
Idioma: português
