Perguntas Frequentes
Cadastro no Moodle
Quero me cadastrar no site
Vamos te ajudar!
1. No alto da página inicial clique no item "Acessar", ao lado de onde diz "Você ainda não se identificou."
2. Na página seguinte clique na caixa “criar uma conta" no item “Esta é a sua primeira vez aqui?”
3. Preencha os seus dados e envie o formulário.
4. Acesse seu e-mail e confirme a criação da conta.
Pronto! Agora você já pode escolher o curso que deseja realizar.
1. No alto da página inicial clique no item "Acessar", ao lado de onde diz "Você ainda não se identificou."
2. Na página seguinte clique na caixa “criar uma conta" no item “Esta é a sua primeira vez aqui?”
3. Preencha os seus dados e envie o formulário.
4. Acesse seu e-mail e confirme a criação da conta.
Pronto! Agora você já pode escolher o curso que deseja realizar.
Quero me inscrever em um curso
Primeiro, você precisa ter feito seu cadastro no ambiente virtual. Caso ainda não esteja, siga os passos da pergunta “Quero me cadastrar no site”. Se você já tem login e senha e já conseguiu acessar sua conta, basta seguir os passos abaixo:
1. Clique no link “Cursos online abertos”.
2. Escolha e clique na área dos cursos do seu interesse.
3. Escolha e clique no curso clicando no nome do curso (o nome estará na cor vermelha). Fique atento aos prazos de inscrição e de conclusão.
4. Na sequência aparecerá o botão “Quero me inscrever”. Ao clicar neste botão, você já estará inscrito e a tela principal do curso irá aparecer.
5. Leia com calma e atenção as instruções da introdução para realizá-lo e obter a certificação.
1. Clique no link “Cursos online abertos”.
2. Escolha e clique na área dos cursos do seu interesse.
3. Escolha e clique no curso clicando no nome do curso (o nome estará na cor vermelha). Fique atento aos prazos de inscrição e de conclusão.
4. Na sequência aparecerá o botão “Quero me inscrever”. Ao clicar neste botão, você já estará inscrito e a tela principal do curso irá aparecer.
5. Leia com calma e atenção as instruções da introdução para realizá-lo e obter a certificação.
Acesso ao Moodle
Não lembro meu login e/ou minha senha
Para recuperar esses dados, no alto da página inicial clique no item "Acessar", ao lado de onde diz "Você ainda não se identificou."
2. Na página seguinte clique clique em "Esqueceu o seu usuário ou senha?" e preencha as informações solicitadas. Pronto, agora é só aguardar o envio dos dados.
2. Na página seguinte clique clique em "Esqueceu o seu usuário ou senha?" e preencha as informações solicitadas. Pronto, agora é só aguardar o envio dos dados.
Não sou aluno do IFRS, posso me inscrever nos cursos online abertos?
Não tem problema, você não precisa ser aluno do IFRS para fazer nossos cursos online abertos. Eles são abertos a toda a comunidade. Você pode fazer os cursos de qualquer localidade.
Sobre os cursos online abertos gratuitos
Os cursos online abertos têm tutoria? Tem professor acompanhando?
Não, os cursos online abertos não possuem tutoria nem acompanhamento de professor. Os cursos são autoinstrucionais.
Os cursos / certificados são reconhecidos pelo MEC?
Não. O curso / certificado não é reconhecido pelo MEC. O IFRS é credenciado para oferta de cursos a distância. O reconhecimento de cursos é exclusivo para cursos de graduação. Nossos cursos online abertos são cursos livres, classificados como formação
inicial ou continuada pelo MEC. Para mais informações, consulte a Lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Quero mais informações sobre os cursos online abertos
Os cursos online abertos são:
1. Totalmente gratuitos, inclusive o certificado
2. Totalmente online (não há aulas presenciais)
3. Todos os cursos disponibilizam um certificado reconhecido pelo próprio IFRS
4. Não há limite de cursos, você pode fazer quantos desejar
Para mais informações sobre os nossos cursos, acesse a página da EaD: https://ifrs.edu.br/ensino/ead/cursosead/.
1. Totalmente gratuitos, inclusive o certificado
2. Totalmente online (não há aulas presenciais)
3. Todos os cursos disponibilizam um certificado reconhecido pelo próprio IFRS
4. Não há limite de cursos, você pode fazer quantos desejar
Para mais informações sobre os nossos cursos, acesse a página da EaD: https://ifrs.edu.br/ensino/ead/cursosead/.
Sou estrangeiro, posso fazer os cursos?
Sim! Basta informar os dados de seu passaporte no cadastro. Se você é estrangeiro e possui CPF, deve utilizar o CPF no seu cadastro. Estrangeiros sem passaporte ou CPF não poderão estudar conosco.
Os cursos têm aulas ao vivo? Têm videoaulas? Fornecem apostila?
Os cursos online abertos não tem aulas ao vivo. Cada curso possui sua própria dinâmica, podendo conter vídeos ou não. Não fornecemos apostilas. Todos materiais são disponibilizados diretamente na plataforma. Se você desejar, poderá imprimir.
Os cursos on-line abertos gratuitos são válidos para processo de naturalização?
Esta informação deve ser obtida junto a Polícia Federal. Esclarecemos que os cursos abertos online massivos seguem a normativa da instituição, sendo realizados totalmente a distância.
Sobre os certificados dos cursos online abertos gratuitos
Como funciona a certificação do curso?
Todos os cursos online abertos possuem certificação e você mesmo vai gerar o certificado ao final do curso, caso atinja o aproveitamento necessário para aprovação. Dentro do curso, leia o item “Como receberei o meu certificado?” para saber quais as condições
para aprovação.
Quais informações têm no certificado?
O certificado traz: nome do cursista (conforme informado pelo próprio cursista), CPF, aproveitamento (nota), nome do curso, carga horária do curso, data de início (igual a data da inscrição), data de conclusão (data em que foi feita a emissão do certificado),
nome da instituição, CNPJ da instituição e conteúdo programático.
O certificado informa que o curso é online / a distância?
Não, o certificado não informa a modalidade do curso.
Preciso que o certificado conste a modalidade / frequência / nome do professor / outra informação, como faço? Posso solicitar uma declaração?
Os certificados seguem as normativas da instituição. Não é possível a personalização dele. Não emitimos declarações ou outros documentos.
O certificado dos curso on-line abertos gratuitos vale como atividades complementares / aproveitamento de disciplina?
Esta informação deve ser obtida junto a coordenação de seu curso. Eles irão verificar se o curso realizado pode ou não ser aproveitado.
Os cursos on-line abertos gratuitos são válidos para minha progressão funcional ou licença capacitação?
Esta informação deve ser obtida junto a sua chefia ou empresa. Eles irão verificar se o curso realizado pode ou não ser válido.
Como gero meu certificado?
Se a sua turma estiver no semestre corrente, acesse a página inicial do curso. Role a tela até após o conteúdo do curso e você verá a área de "Avaliação do Curso e Certificado" do certificado. Leia atentamente as instruções. Logo após essa área,
você encontrará uma das seguintes mensagens:
1. Caso você ainda não tenha finalizado o curso, é exibida uma mensagem em amarelo.
2. Caso você já tenha feito todas as atividades, mas ainda não atingiu a média necessária, é exibida uma mensagem em vermelho. Neste caso, se você não esgotou suas tentativas, você pode tentar refazer a(s) atividade(s) e aumentar sua média.
3. Caso você já tenha concluído o curso, observe se você já aguardou os dias mínimos para emissão. Se não transcorreu os dias mínimos, uma mensagem em azul aparecerá. Basta você aguardar os dias mínimos que o certificado ficará disponível.
4. Se você já concluiu o curso com aprovação, e os dias mínimos já transcorreram, uma mensagem em verde aparecerá.
Junto com a mensagem, também aparecerá a conferência dos dados. Para realizar a conferência, clique em "Conferência dos dados" e verifique se o seu nome e CPF estão corretos. Caso não esteja, acesse seu perfil e edite. Atenção: após a edição, os seu nome e CPF não serão atualizados no link Conferência dos dados", entretanto eles estarão atualizados em seu certificado.
Após isso, prossiga para a Confirmação de dados para a geração do certificado.
Ao concluir a Confirmação, o link para o Certificado digital será exibido.
Pronto! Você gerou seu certificado.
1. Caso você ainda não tenha finalizado o curso, é exibida uma mensagem em amarelo.
2. Caso você já tenha feito todas as atividades, mas ainda não atingiu a média necessária, é exibida uma mensagem em vermelho. Neste caso, se você não esgotou suas tentativas, você pode tentar refazer a(s) atividade(s) e aumentar sua média.
3. Caso você já tenha concluído o curso, observe se você já aguardou os dias mínimos para emissão. Se não transcorreu os dias mínimos, uma mensagem em azul aparecerá. Basta você aguardar os dias mínimos que o certificado ficará disponível.
4. Se você já concluiu o curso com aprovação, e os dias mínimos já transcorreram, uma mensagem em verde aparecerá.
Junto com a mensagem, também aparecerá a conferência dos dados. Para realizar a conferência, clique em "Conferência dos dados" e verifique se o seu nome e CPF estão corretos. Caso não esteja, acesse seu perfil e edite. Atenção: após a edição, os seu nome e CPF não serão atualizados no link Conferência dos dados", entretanto eles estarão atualizados em seu certificado.
Após isso, prossiga para a Confirmação de dados para a geração do certificado.
Ao concluir a Confirmação, o link para o Certificado digital será exibido.
Pronto! Você gerou seu certificado.
Meu nome ou CPF estão errados no certificado
Observe se você fez apenas a conferência dos dados ou se já gerou o certificado. Se você está apenas na etapa de conferência dos dados, basta acessar o seu perfil, corrigir os dados, e prosseguir para a geração do certificado, pois os dados não serão atualizados na conferência. Se você já emitiu o certificado e seus dados saíram incorretos, infelizmente não temos como corrigir.
Preciso de uma 2ª via do certificado
Para obter a 2ª via do certificado, clique aqui.
Quero verificar a autenticidade de um certificado
A verificação de autenticidade para os certificados emitidos via Moodle pode ser consultada aqui
Não estou conseguindo emitir meu certificado
A emissão do certificado é feita pelo próprio cursista ao cumprir todos os requisitos do curso.
Somente os cursos ativos permitem a geração de certificado. Caso o curso já tenha encerrado, a área do certificado ficará indisponibilizada para o estudante, não sendo mais possível emiti-lo.
Somente os cursos ativos permitem a geração de certificado. Caso o curso já tenha encerrado, a área do certificado ficará indisponibilizada para o estudante, não sendo mais possível emiti-lo.
Para emitir o certificado, acesse a página inicial do curso. Role a tela até após o conteúdo do curso e você verá a área de "Avaliação do Curso e Certificado" do certificado. Leia atentamente as instruções.
Logo após essa área, você encontrará uma das seguintes mensagens:
1. Caso você ainda não tenha finalizado o curso, é exibida uma mensagem em amarelo.
2. Caso você já tenha feito todas as atividades, mas ainda não atingiu a média necessária, é exibida uma mensagem em vermelho. Neste caso, se você não esgotou suas tentativas, você pode tentar refazer a(s) atividade(s) e aumentar sua média.
3. Caso você já tenha concluído o curso, observe se você já aguardou os dias mínimos para emissão. Se não transcorreu os dias mínimos, uma mensagem em azul aparecerá. Basta você aguardar os dias mínimos que o certificado ficará disponível.
4. Se você já concluiu o curso com aprovação, e os dias mínimos já transcorreram, uma mensagem em verde aparecerá.
Junto com a mensagem, também aparecerá a conferência dos dados. Para realizar a conferência, clique em "Conferência dos dados" e verifique se o seu nome e CPF estão corretos. Caso não esteja, acesse seu perfil e edite. Atenção: após a edição,
os seu nome e CPF não serão atualizados no link Conferência dos dados", entretanto eles estarão atualizados em seu certificado.
Após isso, prossiga para a Confirmação de dados para a geração do certificado.
Ao concluir a Confirmação, o link para o Certificado digital será exibido.
Pronto! Você gerou seu certificado.
Outras dúvidas nos cursos online abertos e gratuitos
Encontrei um erro em um dos cursos e/ou em um gabarito
Se você encontrou algum erro, entre em contato conosco.
Estou inscrito em um curso, mas tirei notas baixas e não serei aprovado. Posso cancelar a inscrição e fazer o curso novamente?
O ambiente virtual registra todas as atividades realizadas pelo estudante. Logo, ao cancelar sua inscrição, as notas permanecerão armazenadas. A única forma de fazer o curso novamente é se inscrevendo em uma nova turma. Ou seja: recomeçar o curso na turma
ofertada no próximo semestre.
Como faço para cancelar minha inscrição em um curso?
No ambiente virtual Moodle, acesse o curso que você está inscrito. Localize na caixa ao lado do nome do curso o ícone da engrenagem e clique no link “Cancelar a minha inscrição no curso”.
Depois de concluir o curso, continuarei tendo acesso aos conteúdos?
Sim, você poderá ver os conteúdos. Entretanto, as atividades ficam indisponíveis.
Tenho direito a carteirinha de estudante?
A carteira de estudante pode ser emitida para alunos da educação básica, técnico ou superior. Nossos cursos online abertos são de curta duração, classificados como formação inicial ou continuada pelo Ministério da Educação.
Posso fazer estágio sendo aluno dos cursos online abertos
Não, o estágio pode ser realizado apenas para alunos de cursos regulares (ex: cursos técnicos ou superiores). Nossos cursos online abertos são de curta duração, classificados como formação inicial ou continuada pelo Ministério da Educação.
Posso informar no meu currículo que fiz os cursos?
A elaboração do currículo é de responsabilidade pessoal, cabendo a você verificar se deseja informar em seu currículo ou não. Neste link, você
encontrará um manual de como elaborar seu currículo.
Minha dúvida é outra
Neste caso, você pode utilizar nosso Atendimento Automático que irá lhe ajudar a esclarecer suas dúvidas ou entrar em contato conosco.
Last modified: quarta, 14 fevereiro 2024, 12:53