Ementa: Estudo das Relações interpessoais e atitudinais. Relação entre competência interpessoal e liderança. Estudo das qualidades e estilos pessoais, das necessidades interpessoais e da percepção social. Busca da compreensão da importância da comunicação, da administração do tempo e do comportamento organizacional. Compreensão da relação aprendizagem, conhecimento e problemas. Orientações sobre relações interpessoais e trabalho..

Carga-horária: 50 horas-aula

Ementa:Estudo de técnicas fotográficas: triângulo da exposição; regra dos terços; retratos e planos de enquadramento. Introdução às técnicas de gravação e edição de vídeos. Orientação sobre criação e planejamento de vídeo-aulas: roteiro, gravação e disponibilização

Carga-horária: 50 horas-aula

Ementa: Introdução aos recursos didáticos digitais. Compreensão sobre repositórios e o uso de materiais didáticos prontos e a questão do direito autoral. Estudo de ferramentas para a criação de materiais didáticos digitais. Elaboração de material didático digital.

Carga-horária: 50 horas-aula

Ementa: Definição e funcionalidades de ambiente virtual de aprendizagem. Caracterização das principais plataformas utilizadas. Compreensão das etapas para criação de um curso. Introdução ao Moodle, aos recursos e atividades nativas. Configuração de um curso: desenho e organização da página inicial. Introdução ao HTML.

Carga-horária: 50 horas-aula

Ementa: Definições iniciais sobre Educação Inclusiva. Introdução ao atendimento educacional especializado e adaptações curriculares. Introdução às tecnologias assistivas. Fundamentos básicos sobre acessibilidade e desenho universal. Definição e compreensão do capacitismo e sua importância no cotidiano.

Carga-horária: 50 horas-aula

Ementa: Fundamentos básicos de design instrucional: definições, origem, fases e modelos. Introdução ao mapa de atividades e ao storyboard. Estudo dos portfólios de conteúdos educacionais: Mídia impressa, Hipertexto, Imagem, Áudio, Multimídia e Vídeo. Introdução à técnicas de roteirização..

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa:  Introdução aos princípios da produção gráfica e produção digital. Estudo da composição visual. Introdução à usabilidade e ao design de interface. Introdução à produção gráfica e digital; multimodal; áudio; e vídeo.

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa: Definição de Didática. Estudo sobre o perfil do professor. Planejamento: definição e tipos. Estudo de técnicas e métodos de planejamento. Introdução a avaliação de aprendizagem.

Carga-horária: 60 horas-aula

Conteúdo: Espaço da Coordenação do Curso

Requisitos: ser estudante com matrícula ativa no curso técnico em Multimeios Didáticos a distância do IFRS.

Ementa: Estudo das concepções e da legislação em EaD. Estudo dos pressupostos teóricos básicos na EaD. Estudo do histórico da EaD no Brasil. Organização de estudos para a modalidade a distância. Compreensão da importância da autonomia do estudante. Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVEA) - Moodle.

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa: Caracterização do audiovisual na sociedade tecnológica. Introdução à Linguagem Audiovisual. Introdução à fotografia, ao cinema e à televisão. Análise da relação entre audiovisual e educação no Brasil. Caracterização dos audiovisuais na Escola.

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa: Introdução a educação e história: da república à atualidade; Caracterização da educação nos tempos modernos. Relações entre Educação e as Constituições, a LDB, o PNE e os Marcos Normativos.

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa: Compreensão das concepções de aprendizagem a partir de expoentes teóricos do séculoXX e XXI.

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa: Caracterização dos elementos da Comunicação. Compreensão das funções e dos níveis da linguagem. Compreensão da relação entre a comunicação e a socialização. Organização da Informação. Reflexão entre linguagem e elaboração textual. Escrita e Revisão do texto. Elaboração de material didático textual. Caracterização da escrita na EaD.

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa: Definição e características da computação em nuvem. Aplicação e usos do Google Drive e seus recursos (Documentos, Planilhas, Formulários, Apresentações, Sites). Aplicação de recursos de pesquisa do Google (Google Acadêmico/Scholar). Introdução às Tecnologias Educacionais e suas aplicações na educação.

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa: Definição caracterização de espaços formativos. Estudo do uso dos laboratórios de informática como espaço formativo na escola. Estudo da biblioteca como espaço formativo na escola. Estudo sobre a cultura maker e espaços makers e suas possibilidades de uso como espaço formativo na escola.

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa: Estudo dos principais materiais e equipamentos didáticos utilizados nas escolas. Compreensão da sala de aula como espaço educativo de convivência. Caracterização dos equipamentos didáticos para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Média, Educação Técnica e Profissionalizante e, Educação de Jovens e Adultos. Materiais e equipamentos didáticos na educação especial. Noções de manutenção preventiva nos ambientes escolares. Introdução às técnicas de primeiros socorros.

Carga-horária: 50 horas-aula