Conteúdo: Espaço da Coordenação do Curso

Requisitos: ser estudante com matrícula ativa no curso técnico em Multimeios Didáticos a distância do IFRS.

Ementa: Estudo das concepções e da legislação em EaD. Estudo dos pressupostos teóricos básicos na EaD. Estudo do histórico da EaD no Brasil. Organização de estudos para a modalidade a distância. Compreensão da importância da autonomia do estudante. Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVEA) - Moodle.

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa: Caracterização do audiovisual na sociedade tecnológica. Introdução à Linguagem Audiovisual. Introdução à fotografia, ao cinema e à televisão. Análise da relação entre audiovisual e educação no Brasil. Caracterização dos audiovisuais na Escola.

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa: Introdução a educação e história: da república à atualidade; Caracterização da educação nos tempos modernos. Relações entre Educação e as Constituições, a LDB, o PNE e os Marcos Normativos.

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa: Compreensão das concepções de aprendizagem a partir de expoentes teóricos do séculoXX e XXI.

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa: Caracterização dos elementos da Comunicação. Compreensão das funções e dos níveis da linguagem. Compreensão da relação entre a comunicação e a socialização. Organização da Informação. Reflexão entre linguagem e elaboração textual. Escrita e Revisão do texto. Elaboração de material didático textual. Caracterização da escrita na EaD.

Carga-horária: 60 horas-aula

Ementa: Definição e características da computação em nuvem. Aplicação e usos do Google Drive e seus recursos (Documentos, Planilhas, Formulários, Apresentações, Sites). Aplicação de recursos de pesquisa do Google (Google Acadêmico/Scholar). Introdução às Tecnologias Educacionais e suas aplicações na educação.

Carga-horária: 60 horas-aula